O que é micélio?

 



Micélio (pl. micélio) é o corpo coletivo de hifas que constitui o estágio vegetativo de um fungo psilocybe cubensisO micélio pode ser considerado o principal corpo ou forma do fungo e é frequentemente descrito como sendo filamentoso. 

O crescimento ocorre pela reprodução assexuada de hifas , que crescem em cadeias ramificadas. 

→ Saiba onde microdose cogumelo comprar com descontos exclusivos! 

O micélio é importante para o fungo porque ele pode navegar pelo solo ou madeira e usar o substrato como alimento, que o fungo precisará para produzir corpos frutíferos ( basidiocarpos ), como cogumelos , colchetes, trufas, xícaras ou cogumelos.

O micélio excreta exoenzimas que podem matar o tecido vivo (necrotrófico) e depois absorver esse material morto (saprotrófico), simplesmente absorvendo o material que já estava morto (novamente, saprotrófico) ou alimentando-se de tecido vivo (biotrófico).

MICÉLIO VEGETATIVO

De acordo com sua morfologia, pode ser classificado em três tipos :

Unicelular: Representa o grupo das leveduras , que é formado por células arredondadas, ovóides ou levemente alongadas .O micélio unicelular se reproduz principalmente por


Brotamento ou gemulaço, mas também pode ser reproduzido por cissiparidade ou processos intermediários .

Filamentoso: Caracteriza os sons e pode ter sete ou nenhum, caso em que é referido como cenóctico .ZYGOMYCOTINA distingue -se pelo seu micélio cenóctico .

Pseudo filamentoso: Em certas condições, o micélio unicelular das leveduras CANDIDA reproduz - se por brotamentos sucessivos , formando um micélio semelhante ao micélio dos bolores.

cogumelos magicos 

MICÉLIO REPRODUTIVO

Cumpre as funções de conservação e disseminação da espécie, principalmente por meio da formação de células especializadas conhecidas como esporos. Os esporos têm uma parede celular densa e são ricos em reservas, pelo que também são considerados um fruto .

Elemento de resistência, os esporos podem ser hialinos ou pigmentados, simples ou septados, de várias formas, sendo que cada tipo, juntamente com outras características, definem um gênero ou uma espécie de fungo. 

Conforme sua origem, os esporos podem ser assexuados ou sexuados, podem formar- se dentro de uma estrutura, quando são chamados de endósporos, ou podem ser formados livremente, quando são chamados de ectósporos.

ASSEXUADO

 Ectósporos: esporos formados na extremidade de hifas denominadas conidióforos. 

Esses esporos são denominados conídios e caracterizam a subdivisão DEUTOROMYCOTINA. 

Endósporos: esporos formados no interior de estruturas denominadas esporângios. Os esporos são chamados de esporângiosporos. A hifa especial que carrega o esporângio é denominada esporângióforo. Essas estruturas caracterizam a subdivisão ZYGOMYCOTINA. 

SEXUADO

Os esporos resultam de um ato sexual. Os filamentos micelianos se diferenciam em gametângios (anterídio e oosfera) que se unem para dar origem ao oósporo ou zigosporo.

Ectósporos: formados na extremidade de hifas especiais denominadas basidioforos ou basídios. Os esporos nesse caso são denominados basidiósporos e caracterizam a subdivisão BASIDIOMYCOTINA. 

Endósporos: esporos formados no interior de estruturas denominadas ascos. Os esporos são denominados ascósporos e caracterizam a subdivisão ASCOMYCOTINA. 

Um único fungo pode ter reproduções assexuadas e sexuadas em certas ocasiões. Sua morfologia varia conforme o tipo de reprodução, e ele acaba se enquadrando em outro subdiviso. Por exemplo, temos dermatófitos .

Agentes de micoses cutâneas que são classificadas como ASCOMYCOTINA em sua fase sexual. Além disso, alguns fungos possuem um micélio filamentoso em certas condições e um micélio unicelular em outras, como as leveduras.

Como exemplos desse dimorfismo , temos Paracoccidioides brasiliensis , Histoplasma capsulatum e Sporothrix schenkii , que aparecem na natureza ou em laboratório a 25oC na forma de odor e aparecem fora da levedura quando infectam um hospedeiro ou a 37oC no laboratório.

Leitura recomendada: 

Agências federais dizem que agora é a hora de explorar os cogumelos mágicos

Como fazer lemon tek 

Como cultivar cogumelos 


Postar um comentário

0 Comentários